Bem-estar

Termogênicos no emagrecimento necessitam de cuidados e orientações

Os termogênicos são substâncias que aumentam o metabolismo do corpo, auxiliando a queima de gordura e a perda de peso.

 

O principal ingrediente utilizado no termogênico é a cafeína, responsável por diminuir o apetite e estimular o funcionamento do corpo e do cérebro, aumentando a eficácia de atividades físicas.

 

Outros produtos podem incluir o chá verde (EGCG) e a capsaicina, substância encontrada na pimenta e que eleva a temperatura do corpo.

O que são termogênicos

 

Os termogênicos são alimentos ou suplementos que pela sua composição aumentam a temperatura corporal, fazendo com você queime mais calorias.

 

Eles possuem esse nome devido ao processo natural do corpo conhecido como termogênese.

 

Esse processo consiste no aceleramento do metabolismo, para que o corpo mantenha a temperatura adequada em relação ao ambiente.

 

Quando ocorre a metabolização, o nosso organismo começa a queimar gordura para gerar mais energia. A consequência disso é a perda de peso.

 

A termogênese é um processo natural, mas que pode ser incentivado através de alimentos ou suplementos.

 

Esses suplementos são geralmente ingeridos antes do treino, aumentando a efetividade dos exercícios.

 

Composição dos termogênicos

 

Os termogênicos podem conter apenas um ingrediente – geralmente a cafeína – ou uma mistura de várias substâncias que ajudam a elevar a temperatura do corpo. Veja abaixo alguns dos mais utilizados.

 

1. Cafeína

 

A cafeína é um estimulante natural, encontrado em mais de 60 plantas diferentes ao redor mundo, como o café, o cacau, a erva-mate e o guaraná.

 

Ela é responsável por aumentar os níveis de adrenalina, hormônio que estimula as células de gordura a liberar ácidos graxos na corrente sanguínea, onde eles podem ser usados pelas células para obter energia.

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A cafeína também reduz o apetite e acelera o metabolismo, ajudando na queima de calorias e redução da ingestão de calorias.

 

É o principal ingrediente dos termogênicos, sendo um grande aliado no emagrecimento quando acompanhado de uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios físicos.

 

2. Chá Verde / EGCG

 

O chá verde contém dois compostos que têm efeitos termogênicos: cafeína e galato de epigalocatequina (EGCG).

 

Já vimos o que a primeira faz acima, já a segunda otimiza os efeitos ao diminuir a quebra de adrenalina, aumentando o seu impacto.

 

3. Capsaicina

 

A capsaicina é a substância que torna as pimentas picantes – quanto mais picante a pimenta, mais ela contém capsaicina.

 

Como a cafeína, a capsaicina estimula a liberação de adrenalina, o que acelera o metabolismo e faz com que o nosso corpo queime mais calorias e gordura.

 

Ela também é responsável por reduzir o apetite. Juntos, esses efeitos fazem da capsaicina uma poderosa substância termogênica.

 

 

4. Garcinia cambogia

 

Garcinia cambogia é uma fruta tropical cujos extratos são freqüentemente usados ​​em suplementos de perda de peso.

 

Contém um composto chamado ácido hidroxicítrico (HCA) que bloqueia a atividade da enzima ATP citrato liase, que está envolvida na formação de gordura corporal.

 

 

5. Ioimbina

 

A ioimbina é uma substância química derivada da casca da árvore yohimbe africana e é geralmente tomada como um suplemento termogênico.

 

Ele age aumentando a atividade de vários hormônios, incluindo adrenalina, noradrenalina e dopamina, o que aumenta o metabolismo e diminui a gordura.

 

Benefícios

 

Veja a lista dos benefícios fornecidos pelos suplementos termogênicos:

 

  • Auxiliam o emagrecimento
  • Otimizam o desempenho em treinos e exercícios
  • Melhoram o foco
  • Reduzem o apetite
  • Proporcionam mais energia e disposição
  • Melhoram a circulação sanguínea
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Efeitos colaterais e contraindicações

 

Antes de tomar qualquer suplemento, é importante consultar um médico de sua confiança, seja um nutricionista ou endocrinologista.

 

Ele irá te examinar e entender o seu organismo, dessa forma, poderá te indicar as melhores opções e dosagens.

 

Ao tomar qualquer tipo de suplemento, siga as orientação do médico e também do fabricante, a fim de evitar maiores problemas de saúde.

 

Por aumentarem a adrenalina e possuírem efeitos estimulantes, eles não devem ser ingeridos antes de dormir.

 

O uso deve ser combinado com uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas.

 

Os efeitos colaterais dos termogênicos incluem:

 

  • Náusea
  • Constipação
  • Dor abdominal
  • Dor de cabeça
  • Aumento da pressão sanguínea
  • Palpitações cardíacas
  • Ansiedade
  • Tontura
  • Inquietação
  • Insônia

 

Os termogênicos também podem causar complicações mais graves, como inflamações no trato intestinal e problemas no fígado, como hepatite e insuficiência hepática.

 

Esses suplementos devem ser evitados por crianças, mulheres grávidas, hipertensos ou pessoas com doenças no coração.

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