Bem-estar

Brasil tende a se tornar maior consumidor de café no mundo

Por Gabriella Rocha*

Para dar um ânimo no início da manhã, para ajudar na digestão depois do almoço ou da janta, para o “cafézinho” da tarde, não interessa: o café é perfeito em todas as ocasiões. E, justamente por isso, próximo de comemorarmos o Dia Mundial do Café (no domingo, dia 14), o Brasil sobe no posto entre os maiores consumidores da bebida.

Anualmente, os brasileiros consomem 21 milhões de sacas. Apenas uma saca do grão pesa cerca de 60kg, contendo aproximadamente 48kg de café torrado. Um quilo de café torrado é o suficiente para servir cem xícaras da bebida; logo uma saca rende mais de quatro mil xícaras de café. No ranking de consumo, país fica atrás apenas dos Estados Unidos, onde são consumidos 23 milhões de sacas por ano. Ainda assim, pesquisas dimensionam que, em questão de poucos anos, o Brasil ocupará o primeiro lugar no ranking.

O país já é líder da produção e a exportação mundial de café, com a maior produção concentrada no estado de Minas Gerais. Cerca de dois milhões de hectares são utilizados para o plantio do grão, o que ocupa 0,86% da área utilizada com agricultura.

*Estagiária sob supervisão de Marjana Vargas

O CatanduvasMais é um agregador de notícias, logo todo o conteúdo desta notícia é de responsabilidade do Jornal O Sul.

Deixe sua opinião:

pessoa(s) deixaram sua opinião. Sua opinião é muito importante, participe!

Leia:  Mesmo em baixa quantidade, bacon e carne bovina elevam o risco de câncer